"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Balanço final da 36a. Assembleia Ordinária do Celam realizada em El Salvador

 13/05/2017  América Latina

Da última Entrevista Coletiva da 36a. Assembelia do Celam participaram: Monsenhor Juan Espinoza, Secretário Geral do Celam; Padre Francisco Nino, Sub-Secretário do Celam; dom Jorge Solórzano, Secretário-Geral da Conferência Episcopal da Nicarágua; e dom Alfonso Gerardo Miranda, Secretário-Geral da Conferência Episcopal do México. Eles deram suas impressões gerais vivida durante estes dias da Assembleia.

Monsenhor Juan Espinoza disse: “Os dois primeiros dias nós trabalhamos as questões promovidas pelo Celam, tivemos a exposição dos relatórios pastorais dos sete departamentos: educação e cultura, vocação e ministérios e todas as questões de trabalho social. Além disso, uma síntese do trabalho realizado em dois anos e estes relatórios foram aprovados. Também presidente da Conferência fez um relatório muito abrangente”. Ele acrescentou que “convivência foi uma muito significativa com o povo de Deus desde o primeiro dia na Paróquia da Inmaculada Concepción; depois, ontem na Catedral, foi um dia especial, os membros do Celam se encontraram com os bispos do Canadá e dos Estados Unidos e comemoram o 20º aniversário do Sínodo da América e refletiram sobre a migração para acompanhar nossos irmãos migrantes “. Monsenhor Espinoza enfatizou ainda que “esta manhã [sexta-feira, 12 de maio], foi comemorado o 10º aniversário da Conferência de Aparecida. A conclusão é de um relançamento do que já está previsto em Aparecida”.
Padre Francisco disse que “a experiência da Igreja Católica é a de comunhão. O Ceelam busca criar um espaço de comunhão para os bispos discernirem o que Deus está chamando-os nas diversas comunidades que vivem nestas terras América Latina e Caribe. Na verdade, estamos em uma reunião pastoral onde os sucessores dos apóstolos se reúnem para discernir o que Deus está pedindo a Igreja latino-americana”.
Dom Jorge Solórzano: “75 anos atrás, os bispos da América Central fizeram uma reunião para discutir a nossa situação econômica, política, social e, especialmente, para compartilhar nossos desafios em situações sociais. E juntos temos enfrentado nossos problemas. É uma força que estamos sempre juntos”. Ele também observou que “o nosso Beato [dom Oscar Romero] fazia parte do SEDAC e Celam; pedimos Monsenhor Romero sua intercessão para continuar a trabalhar com nossos povos da América Central “.
Dom Alfonso Gerardo Miranda lembrou a mensagem Núncio Apostólico na terça-feira, 9 de maio, na qual se fez menção a dom Romero: “o que tocamos dá-nos a sensação de sentir Oscar Romero respirar”. O Núncio Apostólico de El Salvador disse ainda que quer fazer uma moção para que dom Romero seja proclamado Doutor da Igreja Universal. Ele concluiu sobre esta questão dizendo que “Romero mostrou-nos o caminho a seguir, para que o cristão seja o que acredita, o que vive, o que professa.”
No final da Entrevista, Monsenhor Miranda disse que o “importante é que todos nós nos reconheçamos como irmãos e juntos possamos sair dessas situações que nos afetam. Todos os problemas não podem ser resolvidos apenas com a força de um país, mas creio que precisamos da força de todos os países juntos para seguirmos adiante .” E ele pediu para que “a Virgem nos mantenha unidos para construirmos o Reino de seu filho.”
Para terminar , Monsenhor Juan Espinoza informou que a 37a. Assembleia Geral Ordinária será de 13 a 17 de maio  de 2019, em Honduras.
Fonte:
 (Tradução: google tradutor, com ajustes da Assessoria de Imprensa)
http://cnbb.net.br/balanco-final-da-36a-assembleia-ordinaria-do-celam-realizada-em-el-salvador/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.