"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

terça-feira, 4 de julho de 2017

Brasileiros em missão na Guiné-Bissau fortalecem a solidariedade entre igrejas

Brasileiros em missão na Guiné-Bissau fortalecem a solidariedade entre igrejas
Brasileiros em missão na Guiné-Bissau fortalecem a solidariedade entre igrejas
Atualmente mais de 40 missionárias e missionários brasileiros atuam em duas dioceses (Bafatá e Bissau) da Guiné Bissau, na África. A ação missionária da Igreja no Brasil é coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), um dos organismos da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo papel é prestar solidariedade e dar apoio aos missionários brasileiros na missão além-fronteiras.

O trabalho dos missionários inclui evangelização e promoção humana como, educação, saúde, orfanatos, creches, Pastoral da Criança, promoção das mulheres, meios de comunicação, escola técnica e outras formas de defesa da vida. A presença dos missionários tem reconhecimento tanto do povo como dos governos, pois amenizam sofrimentos e desenvolvem o crescimento humano.
Padre Ivan Luiz Walter é um dos missionários que atua, desde 2014, na Guiné-Bisseau por meio da cooperação católica entre a Igreja no Brasil e a igreja daquele país batizada de Beato Paulo VI. Seu trabalho inclui a organização e o desenvolvimento da Pastoral Catequética. Em vídeo postado no site do Regional Sul 2, ele se alegra com os avanços conquistados. “No ano catequético 2017/2018, contaremos com 22 catequistas, quase 50% a mais que em 2016”, disse.
Ele descreveu um momento de formação, realizado no último dia 24 de junho, solenidade de nascimento de São João Batista, para catequistas. A atividade contou com quatro momentos: desafios e formação de catequistas, organização das turmas e do calendário e confraternização.
A iniciativa missionária está inserida no contexto de atuação do Conselho Missionário Regional (Comire), por meio do contato com o bispo de Bafatá, dom Carlos Pedro Zilli Filho. Em 2014, três missionários do Regional Sul 2 da CNBB foram enviados à diocese de Bafatá para realização da primeira etapa da Missão Católica na cidade de Quebo, iniciada no dia 19 de outubro.
As obras dos brasileiros na Guiné-Bissau não se resumem à formação, mas também a construção de espaços físicos para realização de atividades. É o caso da construção/abrigo de uma casa de 280 metros com 10 quartos independentes com banheiros e salas para realização de ações educativas. Conforme nos mostra o diácono Pedro Avelino Lang. “Agradecemos a ação coordenada pelo Regional Sul 2 e também a todo apoio financeiro, as doações em dinheiro e a participação na ação missionária”, disse.
O arcebispo de Cascavel (PR) dom Mauro Aparecido dos Santos, presidente do Regional Sul 2 da CNBB, esteve em dezembro visitando a missão. “Tínhamos na imagem que seria apenas a evangelização. Mas uma missão católica é diferente. Temos que pensar na nutrição, enfermagem, escola e evangelização. Trata-se de uma obra grande”, disse o arcebispo.
Ação Missionária Missão Palavra e Pão, realizada durante o ano de 2016, conseguiu arrecadar fundos para enviar mais de 20.000 Bíblias traduzidas para os idiomas locais para a Igreja da Guiné-Bissau. Dom Sergio Arthur Braschi, bispo de ponta Grossa, foi visitar os missionários e levar as bíblias. “Foi uma alegria muito grande sobreviver com este povo que vive uma condição de pobreza bastante acentuada, com dificuldades de acesso à da água e do clima, mas que é alegre e animado e nos recebeu com muito carinho”, disse.
País da África Ocidental, Guiné Bissau faz fronteira com o Senegal ao norte. O território abrange 36.125 quilômetros quadrados de área, com uma população estimada de 1,6 milhão de pessoas. Há carências nas áreas de energia, saúde, educação, transportes, estradas e comunicação.
Livro reportagem sobre a Missão
O Regional Sul 2 da CNBB lançou, no mês de abril, um livro-reportagem sobre a essa experiência.  O livro visa contar a história da Missão, prestar contas de tudo o que tem sido investido e ser um instrumento de espertar vocacional par novos missionários. Ao entrar em contato com a narração desa história por meio do texto, das inúmeras fotos e testemunhos é possível identificar que o autor dessa Missão é o próprio Deus.
A produção do livro, que tem 64 páginas coloridas e com muitas fotos, foi possível graças à colaboração de benfeitores, que quiseram oferecer algo bonito. Dessa forma, não foi utilizado o dinheiro da missão. Reunidos em assembleia, os Bispos do Regional Sul 2 decidiram que, além dos exemplares distribuídos, quem desejar adquirir mais vai pagar aquilo que desejar. E esse dinheiro será destinado para a Missão.
Segundo Pe. Mário Spaki: “Esse material de evangelização é motivo de grande alegria para a Igreja do Paraná que vem crescendo na sua consciência missionária. Como dizem os guineenses: Deus, obrigado por essa Missão, por todos os missionários e por tudo que há de vir”.
Saiba como apoiar esta iniciativa acessando aqui: http://cnbbs2.org.br/africa/
http://cnbb.net.br/brasileiros-em-missao-na-guine-bissau-fortalecem-a-solidariedade-entre-igrejas/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.