"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Homilia do 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM


DIOCESE DE LIMEIRA

03 de fevereiro de 2019



“Jesus não é enviado somente aos judeus”

Leituras: Jeremias 1, 4-5.17.-19; Salmo 70 (71), 1-4a.5-6ab. 15ab.17 (R/ cf. 15ab); 1Cor 12, 31-13,13; Lucas 4, 21-30.

COR LITÚRGICA: VERDE
Animador: Amados irmãos e irmãs, é páscoa semanal de Jesus. Depois da pregação da sinagoga de Nazaré os habitantes se recusam a ouvir a sua palavra e tentam lançá-lo no precipício. Sentimos em nossas vidas, muitas vezes, as conseqüências da rejeição por causa da justiça, do bem e da solidariedade com os pobres. Nesta celebração estamos em comunhão com aqueles e aquelas que, por causa da justiça, são desprezados.

1. Situando-nos
Caminhando no itinerário do ano litúrgico, vamos, pouco a pouco, seguindo Jesus. Hoje ele se manifesta como o profeta do Pai. É aceito por uns, rejeitado por outros. Nele se cumpre a profecia de Simeão: “Este menino será sinal de contradição” (Lc 2,34).

Jesus, o profeta, relembra e atualiza a aliança e o projeto de Deus ao povo, mesmo que por parte de alguns haja reação de desprezo, rejeição e até o expulsam da cidade.

Como profeta do Pai, somos chamados a acolher a salvação como dom de Deus, salvação aberta a todos.

2. Recordando a Palavra
Lucas começa o evangelho de hoje como terminou o texto do domingo passado: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir” (4,21). Todos os que estavam na sinagoga de Nazaré se admiravam das palavras cheias de sabedoria, proclamadas por Jesus.

Mas eles ainda não haviam descoberto a verdadeira identidade de Jesus, o Messias Servo enviado para manifestar a salvação de Deus a todos os povos. Assim, rejeitam o Cristo pobre e humilde: “Não é este o filho de José?” (4,22), pois esperavam um Messias poderoso.

Jesus, porém, dizia: “Vós repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, na tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum” (4,23). A advertência de Jesus é, sobretudo, por não acreditarem nele como o enviado de Deus para cumprir as promessas da salvação. A falta de fé e de acolhimento prefiguram seu destino final, como os profetas antigos: “nenhum profeta é bem recebido em sua terra”. Apesar da rejeição, Deus continua enviando seus mensageiros a serviço da libertação do povo oprimido.

A proposta libertadora de Jesus se estende a todos os povos e nações. Cafarnaum, que era uma cidade discriminada, porque ali viviam muitos gentios, aparece como modelo de adesão. Jesus fala dos milagres realizados pelos profetas Elias e Eliseu (cf. 1Rs 17,8-24; 2Rs 5, 1-19) a pessoas que não pertenciam ao povo de Israel. A viúva de Sarepta e Naamã, o sírio, receberam favores especiais de Deus por causa da fé. Assim, revela-se que a oferta divina da salvação em Cristo não se restringe a um determinado povo.

Em Jesus Cristo, Deus manifesta a sua bondade e compaixão a todas as pessoas indignadas. Sua rejeição chega ao extremo de tentar precipitá-lo do alto de uma colina. Mas, é impossível deter o processo de libertação: “Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho” (4,30). As forças opostas ao projeto de Deus não podem impedir a realização plena da missão salvífica de Cristo. A compreensão da proposta de abertura de Jesus a todas as pessoas é um caminho progressivo.

A primeira leitura apresenta a vocação profética de Jeremias, por volta do ano 627 antes de Cristo, no tempo do rei Josias. Salienta que o chamado surge a partir da experiência de Deus, o único Mestre que forma o ser humano, desde o inicio de sua existência. A voz do profeta é universal, pois Deus o consagra e o envia para falar em seu nome às nações.

Com a presença de Deus e a força de sua palavra, o profeta é impelido a atuar sem medo diante dos reis e de seus príncipes, dos sacerdotes e do próprio povo. “Não tenhas medo, porque estou contigo para te defender”. A certeza do apoio de Deus sustentou a luta constante de Jeremias para “arrancar e derrubar, para construir e plantar” (1,10).

O Salmo 71(70) expressa a confiança em Deus que salva e liberta. O salmista, em meio às perseguições, volta-se para o Senhor, porque nele encontra o apoio desde a juventude. O Senhor como “rocha protetora, abrigo seguro, amparo e refúgio”, guia o ministério dos que anunciam a sua justiça com fidelidade.

A segunda leitura, da primeira carta aos Coríntios, apresenta o amor “ágape” como o dom por excelência. Esse amor vai além da simples amizade e supera toda forma de egoísmo, pois foi derramado pelo Espírito em nossos corações (Rm 5,5).

As três afirmações idênticas (13,1-3) acentuam que se trata do amor oblativo, que dá sentido à vida dos que seguem a Cristo. A caridade ou amor tem a primazia até mesmo entre as três virtudes principais, conhecidas como “teologais”: fé, esperança e amor. Somente o amor permanece para sempre, pois “Deus é Amor”.

3. Atualizando a Palavra
Em Jesus, Deus cumpre a palavra e revela o seu amor na história humana: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. O projeto de Jesus encontra rejeições, desde o início, pois manifesta o significado universal de sua missão como Messias e Filho de Deus.

A oposição a Jesus e sua mensagem libertadora culminará com a sua morte na cruz. A sua palavra e o seu testemunho impelem a um compromisso radical com a transformação das injustiças deste mundo.

A Boa Nova de Jesus atinge outros povos, os gentios. Encontra rejeição para ser testemunhada da Galileia até Jerusalém e daí até os confins da terra, seguindo a narrativa de Lucas e Atos dos Apóstolos. Como Jesus, também os seus seguidores e as suas seguidoras enfrentam adversidade por causa da missão profética a serviço do Reino. A voz dos verdadeiros profetas continua sendo silenciada. Mas é necessário arriscar-se para proclamar a mensagem da salvação a todos os povos e nações.

O verdadeiro profeta não é acolhido, pois fala em nome de Deus e está comprometido com o seu projeto de vida plena para todos. Jeremias, chamado e consagrado, desde o ventre materno, segue a vontade de Deus e se coloca a serviço do Reino da justiça. Diante das dificuldades, ele deve permanecer firme como “uma coluna de ferro e um muro de bronze”.

Que a força da palavra de Deus nos envolva e nos liberte para estarmos sempre de prontidão, preparados, para anunciarmos a mensagem profética de esperança.

Prossigamos com Cristo o caminho de fidelidade ao Pai, através do amor que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. Esse amor, que “jamais passará”, leva a formar uma grande fraternidade universal, superando todas as formas de discriminação e privilégios. A comunidade eclesial, construída no amor de Deus, torna-se firme e inabalável para anunciar a salvação a todos as pessoas.

4. Ligando a Palavra com a ação eucarística
O Senhor nos reúne para celebrarmos o seu santo nome. Como reza a oração do dia, ele nos concede o dom de adorá-lo de todo o coração e de amar as pessoas com verdadeira caridade. Nele, por ele e com ele somos irmãos na busca e no esforço comum de superar preconceitos, divisões e desigualdades.

A comunidade, corpo do Senhor, participa de seu carisma profético, anuncia a sua Palavra, anuncia sua morte e proclama sua ressurreição e aguarda confiante sua vinda final.

Que a participação nas mesas da Palavra e da Eucaristia renove em nós a vocação profética. Que sejamos anunciadores da Boa Notícia e corajosa para denunciar todo tipo de injustiça, corrupção e pecado que destrói as pessoas.

O Senhor está conosco, não tenhamos medo, como Jesus, e sigamos nosso caminho, trilhando suas pegadas.

PRECES DOS FIÉIS
Presidente: Supliquemos a Deus, que nos dê a coragem profética, e que sejamos fiéis seguidores do evangelho.

1. Rezemos pelos irmãos e irmãs que sofrem perseguições por causa da fidelidade profética. Concedei-lhes, Senhor, a graça de testemunhar corajosamente tua proposta de amor ao mundo. Peçamos:

Todos: Deus da Vida, ouvi-nos!

2. Rezemos pelos irmãos e irmãs que vivem angustiados e a procura de conforto para suas vidas. Concedei-lhes, Senhor, a graça de encontrarem refúgio em Ti e seja para estes irmãos e irmãs proteção e segurança. Peçamos:

3. Rezemos por todos que neste mundo se dedicam a profetizar falando a linguagem da caridade. Concedei-lhes, Senhor, a perseverança em suas atividades e a todos nós aqui reunidos, a graça de crescer sempre mais na caridade cristã. Peçamos:

4. Rezemos pelos que trabalham e servem em nossa Igreja, mas não são compreendidos e tantas vezes são criticados. Concedei-lhes, Senhor, a graça de passar por esta difícil provocação e continuar fielmente o caminho, a exemplo de Jesus. Peçamos:

5. Rezemos pelos enfermos de nossas comunidades, sejam estes: bispos, presbíteros, religiosas e religiosos, leigas e leigos, para que ofereçam na cruz de Cristo suas enfermidades e dores. Peçamos:

(Outras intenções)

Presidente: Senhor, Deus da esperança, enviai à tua Igreja profetas que sejam verdadeiros missionários e defensores da salvação universal. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

III. LITURGIA EUCARÍSTICA
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS:
Presidente: Para vos servir, ó Deus, depositamos nossas oferendas em vosso altar; acolhei-as com bondade, a fim de que se tornem o sacramento da nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO:
Presidente: Renovados pelo sacramento da nossa redenção, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da salvação eterna nos faça progredir na verdadeira fé. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

V. RITOS FINAIS

BÊNÇÃO E DESPEDIDA:
Presidente: Que o Senhor os guie no trabalho do anúncio da Palavra de seu Filho, cobrindo-os com sua bênção.
Todos: Amém.

Presidente: (Dá a bênção e despede todos).

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.