"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Lexicon, Obra Científica da Igreja (parte 1)

Dom Gil Antônio Moreira

Lexicon, Obra Científica da Igreja (parte 1)

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo de Juiz de Fora (MG)

Uma riquíssima obra de mais de 900 páginas foi lançada em língua portuguesa, há poucos anos, pelo Pontifício Conselho para a Família, com o título ‘Lexicon, termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas’.

São 81 artigos sobre os assuntos de ética e moral mais candentes da atualidade, escritos por pessoas gabaritadas, cientistas de renome internacional, cuja competência lhes dá respeitável autoridade sobre os assuntos. Não se trata de teólogos apenas, mas de médicos, embriologistas, geneticistas, psicólogos, juristas e outros profissionais de altíssimo nível, capazes de trazer real contribuição para todos os que se interessam no aprofundamento das matérias relacionadas à família, à dignidade da vida, ao corpo e ao psiqué humanos. Certamente a obra é de grande valor para o mundo acadêmico, sobretudo para universitários, privilegiadamente os que estudam ciências médicas, psicologia e direito. É também um instrumental indispensável para o trabalho pastoral, não podendo faltar nas bibliotecas dos seminários, das paróquias e dos centros pastorais diocesanos.
As pastorais familiar, da saúde, da juventude, do menor, da criança e outras encontrarão neste excelente compêndio um manual de cabeceira para a explicação de muitos termos hoje tão dubiamente utilizados. Será impossível a um sacerdote ou leigos da Pastoral Familiar sobretudo, não se armarem com este arsenal de informações científicas para responder a tantas indagações e às vezes, até mesmo, agressões do mundo hodierno. Temas como aborto, células-tronco embrionárias, fecundação in vitro, contracepção, “sexo-seguro”, homossexualidade e homofobia, planejamento familiar e paternidade responsável, educação sexual, família em seus mais variados aspectos, eutanásia e muitos outros termos são explicados com objetividade e clareza. Teólogos e pastoralistas dão a palavra segura da Igreja a respeito dos vocábulos, contribuindo para a boa atuação de todos aqueles que têm a missão de orientar pessoas e grupos e colaborar com a boa formação das famílias e da juventude.
A obra é fruto de um encontro realizado em novembro de 1999, em Roma, com participação de várias ONGs (Organismos não governamentais), onde se observou a necessidade de se precisar o sentido exato de expressões carregadas de ambiguidade nos assuntos relacionados à ética e à moral. Em 8 de dezembro de 2002, o Eminentíssimo Cardeal Alfonso Lopez Trujillo, Presidente da Pontifícia Comissão para a Família, pôde lançar a primeira edição em língua italiana e espanhola e assim concluiu sua apresentação: “Esperamos que este Lexicon possa representar um instrumento útil para a nobre e urgente causa familiar e da vida. Temos consciência de que o campo dos equívocos é grande e, quem sabe, uma próxima edição poderia ser enriquecida com novos termos. Neste esforço de esclarecer a ambiguidade através de uma profunda pesquisa da verdade, deixamo-nos guiar pela razão e iluminar pela fé, em total obediência ao Magistério. Assim o leitor encontrará, como esperamos, os conteúdos genuínos e os objetivos que fazem parte da proclamação do evangelho “sine glossa”.
No próximo artigo, continuaremos a tratar sobre o tema.
http://www.cnbb.org.br/outros/dom-gil-antonio-moreira/17196-lexicon-obra-cientifica-da-igreja-parte-1

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.