Quinta-feira, 6 de outubro de 2016 - 27ª Semana Comum
Lucas 11,5-13
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7 e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8 eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9 Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10 Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11 Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12 Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Rezar é, antes de tudo, crer. Rezamos porque cremos. Precisamos acreditar que quando rezamos estamos dialogando com Deus, que nos fala ao coração. Portanto, oraçãoé uma questão de intimidade com o Senhor, é um gostar de estar com Ele, na intimidade. Rezar é entrar no mistério, que entendemos mais com o sentimento do que com muitos raciocínios. E quando acreditamos mesmo em Deus, Ele nunca será indiferente aos nossos tantos pedidos. Deus sempre nos atenderá, sobretudo quando aquilo que pedimos for importante para nossa salvação eterna. Oração é também escutar o grande Outro falando no íntimo da nossa consciência. Disso decorre que oração é também uma questão de silêncio interior. Ninguém vai escutar Deus no barulho do dia-a-dia. Rezar é silenciar diante do mistério. Rezar é deixar mais que Deus nos fale do que nós ficarmos falando a Ele. Rezar é alimentar-se na fonte da graça, da vida, do amor, da misericórdia, do perdão. Oração é o combustível da alma, da espiritualidade, da vontade de doar a vida... Sem oração ficaríamos secos por dentro. A oração revitaliza e alimenta a graça em nós. A oração nos faz brilhar. A pessoa de oração ilumina o ambiente em que vive. Tudo acontece no Espírito e pelo Espírito Santo. Na oração encontraremos sempre o antídoto contra o desânimo e contra as fraquezas humanas.
Oração
Senhor Jesus, fonte de amor a quem posso apresentar meus pedidos, vêm em meu socorro e atende, como amigo, os pedidos que Te apresento. Humildemente Te peço: derrama sobre mim o bálsamo sagrado do Espírito Santo. Ajuda-me a entender que o Espírito Santo é o verdadeiro mestre interior da minha vida de oração. Concede-me, Jesus, o dom de perseverar na oração. Faz que eu peça tão somente o que realmente for fundamental para minha salvação eterna. Que minha vida de oração me faça crescer na espiritualidade e na intimidade Contigo. Vêm ao meu encontro e concede-me a graça de estabelecer uma relação autêntica e viva contigo. Somente Tu, Jesus, és o único Senhor da minha vida. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muita oração.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.