"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

segunda-feira, 10 de julho de 2017

A oração dominical do “Angelus” será a única atividade pública do Papa durante o mês de julho

A oração dominical do “Angelus” será a única atividade pública do Papa durante o mês de julho
Julho, em Roma, é um mês que registra altas temperaturas. As atividades públicas de vários departamentos da Santa Sé chegam a fechar-se para recesso no período mais quente do verão. Tradicionalmente, até o pontificado do Papa Bento XVI, o pontífice também saía da cidade para continuar suas atividades numa cidadezinha que se localiza no alto de uma montanha, Castel Gandolfo. Papa Francisco não tem ido para lá, mas já foi anunciado que ele reduzirá suas atividades públicas no mês de julho para apenas a aparição na janela do Palácio Apostólico de onde, ao meio-dia, aos domingos, ele dirige uma palavra à multidão que se reúne na Praça de São Pedro e reza a oração mariana do Angelus.

Segundo informações da Rádio Vaticano, por causa das férias de verão, as audiências gerais das quartas-feiras estão suspensas e só deverão voltar a serem realizadas na primeira semana de agosto, na Sala Paulo VI. Audiências Gerais As missas que o Papa Francisco costuma rezar nas manhãs, na Capela da Casa Santa Marta também estão suspensas nos meses de julho e agosto, devendo ser retomadas na metade de setembro.
Para os turistas que respeitam o princípio de que “não se pode ir à Roma sem ver o Papa” poderão vê-lo, rigorosamente no horário, na janela do apartamento pontifício. Um pouco antes do meio-dia, uma grande tapeçaria em vermelho com motivos dourados é estendida na janela. Colocam-se os microfones de modo que todos possam ouvir o Papa em toda a Praça e, em seguida, Francisco aparece sorridente. As pessoas que se posicionam do lado direito da Basílica, perto das colunatas de Bernini podem ver o Papa com mais tranquilidade. E, quase sempre, no final do breve encontro, Francisco diz, em italiano: ”Non dimenticate di pregare per me. Buona domenica a tutti e buon pranzo!” (não se esqueçam de rezar por mim! Bom domingo a todos e bom almoço!).
A oração do Angelus tem origem remota na história da Igreja. Segundo os redatores do site católico Aleteia, “a composição da oração do Ângelus é atribuída ao beato papa Urbano II (pontífice de 1088 a 1099). Já a tradição de rezá-la três vezes ao dia foi iniciada pelo rei Luis XI, da França, em 1472. Reza-se o Ângelus, tradicionalmente, às 6 horas, ao meio-dia e às 18 horas”. Muitas localidades do interior, mesmo no Brasil, preservam o costume de tocar os sinos das igrejas para destacar a “hora do Angelus”, popularmente chamado de a “hora da Ave-Maria“.
A estrutura da oração do Angelus é bastante simples: é composto por três invocações, cada uma com a sua devida resposta, e as três juntas descrevem o mistério da Encarnação do Filho de Deus. As invocações são acompanhadas de uma jaculatória, uma breve oração e três Glórias. De sua janela, o Francisco reza o Angelus em latim.
PARA RECORDAR
O Angelus como é rezado pelo Papa Francisco no Vaticano:
Ángelus Dómini nuntiávit Mariæ,
Et concépit de Spiritu Sancto.
Ave Maria, gratia plena, Dóminus técum. Benedicta tu in muliéribus et benedictus fructus ventris tui, Jesus.
Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatóribus, nunc et in hora mortis nóstræ. Amen.

Écce Ancílla Dómini.
Fiat míhi secúndum Verbum túum.
Ave Maria, gratia plena…
Et Verbum caro factum est.
Et habitávit in nobis.
Ave Maria, gratia plena…
Ora pro nobis, Sancta Déi Gènetrix.
Ut digni efficiámur promissiónibus Christi.
Orémus: Gratiam tuam quæsumus, Dómine, méntibus nostris infúnde; ut qui, angelo nuntiánte, Christi Fílii tui Incarnatiónem cognóvimus, per passiónem éius et crucem ad resurrectiónis gloriam perducámur. Per eúndem Christum Dóminum nostrum. Amen.
Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
Sicut erat in principio et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen.
O Angelus em português:
Guia: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Guia: Eis aqui a escrava do Senhor.
Todos: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria…
Guia: E o Verbo se fez carne.
Todos: E habitou entre nós.
Ave Maria…
Guia: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Guia: Oremos. Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.