Quarta-feira, 12 de julho de 2017 – 14ª Semana Comum
Mateus 10,1-7
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5 Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6 Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7 Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Na Igreja primitiva Jesus chamou os discípulos e muitas outras pessoas para a tarefa missionária. Hoje Ele chama a mim, a ti, a nós. E, como bem sabemos, toda opção tem seu preço. Quem quer, de verdade, seguir a Jesus, deve estar preparado para se desvencilhar de todos os esquemas pré-fabricados. Poderá acontecer que, desvencilhar-se de coisas, seja bem mais fácil do que desvencilhar-se das próprias ideias. Renunciar as próprias ideias, ainda que seja para acolher o querer de Deus, não é nada fácil. Somos por demais orgulhosos... E Jesus continua a nos chamar hoje, pelo nome. Ele nos quer também como missionários. E a tarefa do missionário: levar, apresentar e propor Jesus como O Caminho, A Verdade e A Vida, que dá sentido às nossas vidas. Também nós somos convidados a ir às ovelhas perdidas da casa de Israel: familiares, parentes, amigos, vizinhos... Muitos são os desafios da missão Continental da Igreja. Da nossa qualidade de discípulos(as) dependerá a qualidade do anúncio e da ação. A Igreja será mais missionária, mais santa, mais sinal de Deus entre nós, na medida em que formos disponíveis para o anúncio e capazes de um desprendimento total das coisas do mundo. Deus nos basta.
Oração
Senhor Jesus, doador de todos os dons e motivo maior de todo chamado, chama-me, para ser, contigo, discípulo(a) missionário(a). Concede-me o dom de saber acolher com dignidade meus irmãos(ãs) que sofrem doenças e enfermidades. Chamaste-me à vida para uma grande e nobre missão. Ajuda-me a cumpri-la bem. Liberta-me de minhas pretensões desordenadas e do meu egoísmo. Dá-me a graça de ser missionário(a) eficiente e eficaz no anúncio do Reino. Pelo meu testemunho e empenho de cristão(ã) convicto(a), possa dar brilho à Igreja que fundaste com tanto amor, para que fosse Sacramento universal de salvação. Convoca-me, Jesus, e dá-me autoridade para agir em Teu santo nome. Que a Tua Santa Palavra cure todo sofrimento, desânimo e egoísmo. E tudo quanto conseguir realizar como discípulo(a) missionário(a), possa ser para maior honra e glória Tua. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
---------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito anúncio do Evangelho na família, no trabalho e no grupo de convivência.
Forte abraço.
Padre Renato dos Santos – SDB