"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

terça-feira, 28 de novembro de 2017

A Catequese com Adultos.

A catequese de adultos, ao contrário do que se pensa, é muito mais antiga do que a própria catequese infantil. Este fato se dá, observando a história da Igreja em seus primeiros séculos.
Conforme iam havendo novas conversões, era necessário que os cristãos fossem organizando uma catequese para atender estas pessoas. Logo, eram adultos que se sentiam motivados a abraçar a Fé em Cristo Nosso Senhor.
A Catequese com Adultos é uma catequese original que é profundamente diferente da catequese das crianças e dos adolescentes. Para os adultos, mais do que “saber” e “aprender”, é preciso “experimentar”, “conversar”, “viver” e nunca se vive o suficiente, há sempre aspectos a rever, confrontos a fazer, realidades a converter. Porque a fé é dinâmica, ou se alimenta ou se perde. Para aprofundar a fé ou para recuperá-la é preciso um processo de conversão.
A catequese com adultos, iniciação ou reiniciação à vida cristã, vai permitir este processo de conversão. O caminho da conversão estrutura-se em três etapas, conforme o “momento” que cada adulto está a viver (cf. C.T. § 18)
·       É ação missionária para os não crentes, anúncio do Querigma, revelação primeira de Jesus Cristo Senhor? Catequese de iniciação;
·       É ação catequética para os que já aceitaram o Evangelho e querem aprofundar a sua fé e o seu compromisso cristão? Catequese de aprofundamento;
·       É ação pastoral, para os que já estão amadurecidos na fé e desejam continuar a confrontar-se com a sua fé na vida de todos os dias? Catequese permanente.
Em qualquer destes momentos, os cristãos adultos devem iniciar-se ou reiniciar-se na vida cristã. Será mais fácil depois a coerência indispensável na vida familiar, profissional e social. É que o ser cristão é muito mais do que ser religioso. E pode ser-se religioso, sem se ser cristão. A catequese continuada é uma exigência da fé vivida.
A catequese de adultos inspira-se no processo catecumenal vivido pelos cristãos das primitivas comunidades da igreja. É um processo reconhecido como fundamental pelo RICA? Ritual da Iniciação Cristã dos Adultos.
O Processo Catecumenal é vivido “por aqueles adultos que, depois de terem escutado o anúncio do mistério de Cristo, movidos pelo Espírito Santo que lhes abre o coração, consciente e livremente, buscam o Deus vivo e tomam o caminho da fé e da conversão” (RICA. § 1). Eles vão sendo espiritualmente ajudados na sua formação por um catequista, que lhes dá o seu testemunho, e pela comunidade cristã que, no pequeno grupo, os ajuda nas experiências da fé e da caridade.
Este processo catecumenal supõe “um princípio de fé (adesão à pessoa de Cristo), um começo de conversão e uma primeira vontade de mudar de vida e de estabelecer relações pessoais com Deus em Cristo e, conseqüentemente, um primeiro sentido de penitência, a prática incipiente de invocar a Deus e de orar e, ainda, uma experiência de vida comunitária e do espírito cristão” (RICA. §15).
Os critérios de Catequese com Adultos estão definidos: “A fé do Adulto deve ser continuadamente iluminada, desenvolvida e protegida, para adquirir a sabedoria cristã que dá sentido, unidade e esperança às múltiplas experiências da sua vida pessoal, social e espiritual” (D.G.C. 173).
A Catequese de Adultos deve então ter sempre em conta:
·       O adulto na sua situação concreta;
·       A sua condição de leigo, com a “gestão das coisas temporais” (L. G. §31) e a vocação à santidade (C.F.L. §57/59);
·       O envolvimento da comunidade cristã, lugar de acolhimento e de apoio constante;
·       Um projeto orgânico de pastoral dos adultos, onde a catequese se insere, sem esquecer a celebração litúrgica e o exercício da caridade;
A pedagogia da educação dos adultos, semelhante à da alfabetização dos adultos (cf. Paulo Freire) e de toda a aprendizagem num processo de formação permanente.
A catequese de adultos tem funções específicas que, quando estão no horizonte do catequista e da comunidade que é em concreto o pequeno grupo, facilitam o crescimento na fé e na prática cristã. Funções da Catequese dos Adultos são:
·         Certo apoio espiritual e moral e, ainda, de referência doutrinal e prática: o adulto sente a necessidade de se confirmar na fé, de se estruturar com a doutrina da Igreja para poder enfrentar um mundo sem valores cristãos e para entrar na ação apostólica para a qual ainda não se sente preparado.
·         A dimensão pascal que permite a constante passagem da morte à vida; a catequese de adultos é o auxílio eficaz na transformação que sentem operar-se na sua vida e pela sua intervenção.
·         A maturação pessoal e a evangelização em ordem às grandes opções de vida que, como cristãos, os adultos têm de fazer constantemente; é o desafio a recomeçar uma vida de fé e de compromisso cristão que os leva a perderem o medo de se afirmar cristãos e de ajudar outros a descobrirem, também, a pessoa de Jesus Cristo Salvador.
Assim sendo, a catequese de adultos exige uma nova linguagem que todos entendam e que se adapte aos parâmetros dos nossos contemporâneos, e exige também uma atualização permanente para que resulte claro que a Revelação é de hoje e é de sempre.

A metodologia num grupo de adultos
A metodologia catequética encontra, nos adultos, dificuldades ainda não refletidas e, muito menos, superadas. Parte-se quase sempre de uma concepção do adulto mais ligada ao campo dos princípios, das verdades ou da moral, do que ao campo do funcionamento psicológico da inteligência. É urgente perguntar: Como funciona a inteligência do adulto? Como é que o adulto aprende? Como se forma e se transforma? Estas questões levantadas por Paulo Freire obrigam à descoberta de uma metodologia própria.
Quando se não tem tudo em conta, cai-se facilmente em lições magistrais, em discursos que não mudam a vida, em partilhas superficiais que só fazem perder tempo.
O processo catecumenal é a metodologia ideal para o crescimento da fé nos adultos, no quadro de uma “catequese libertadora”. Uma vez superadas a visão tradicionalista e as questões controversas que desvirtuam o caminho da fé, o adulto, no seu grupo de vida, vai ao encontro de Jesus Cristo, o único libertador e salvador.
Na pequenina comunidade, o adulto:
·       Descobre Jesus como único Senhor;
·       Aceita, por autocrítica, arrepender-se do mal feito;
·       Deixa-se conduzir pelo Espírito de Deus;
·       Tem presente o testemunho dos que o precederam na fé;
·       Celebra os sinais de vida, os sacramentos;
·       E vive unido na comunidade cristã (cf. At 2, 32-47).
Assim sendo, na metodologia da Catequese de Adultos:
·       Aceita-se um serviço, com a maior flexibilidade, para corresponder às necessidades que os adultos sentem;
·       Precisa-se de um grupo para poder refletir em profundidade, pôr-se em questão, manter vivas as motivações e perseverar no esforço inicial;
·       Insere-se na realidade, no concreto da vida, no problema que a pessoa está a viver e que deve ser avaliado à luz de Jesus Cristo e dos valores do Evangelho.
·       Uma formação que não esteja inserida nos acontecimentos não tem para o adulto qualquer interesse;
·       Não está fechada numa estrutura demasiado restrita, na medida em que o adulto vive e enriquece a sua experiência com os elementos de que dispõe e com os valores que lhe vêm do Evangelho;
·       É uma iniciação constante à vida cristã que tem dimensão religiosa, mas tem também dimensão de compromisso; o adulto rejeita uma formação que não se faça na ação e para a ação;

·       É uma catequese eminentemente profética porque é capaz de criticar o que vai mal e também apontar para um ideal, uma utopia que, uma vez adquirida, se recria com novas exigências.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.